INDICAÇÕES
CARACTERÍSTICAS
O citrato de fentanila é um analgésico opioide potente. O citrato de fentanila é um analgésico opioide, que interage predominantemente com o receptor μ- opioide. O citrato de fentanila pode ser usado como um analgésico complementar na anestesia geral ou como anestésico isolado. O citrato de fentanila preserva a estabilidade cardíaca e inibe alterações hormonais relacionadas ao estresse com altas doses. Assim como outros analgésicos narcóticos, citrato de fentanila, dependendo da dose e da velocidade de administração, pode causar rigidez muscular, bem como euforia, miose e bradicardia.
O citrato de fentanila é rapidamente metabolizado, principalmente no fígado
Aproximadamente 75% da dose administrada é excretada na urina em 24 horas e apenas 10% da dose eliminada na urina está presente como fármaco inalterado.
CONTRAINDICAÇÕES
O citrato de fentanila é contraindicado em pacientes com intolerância a qualquer um de seus componentes ou a outros morfinomiméticos.
ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES
A depressão respiratória está relacionada à dose e pode ser revertida pelo uso de um antagonista narcótico específico, como a naloxona; contudo, doses adicionais posteriores podem ser necessárias, uma vez que a depressão respiratória pode ser mais duradoura que a ação do antagonista opioide. A analgesia profunda está acompanhada por depressão respiratória marcante, que pode persistir ou recorrer durante o período pós-operatório. Portanto, como ocorre com outros depressores do sistema nervoso central, os pacientes sob efeito de citrato de fentanila devem receber vigilância médica adequada, devendo-se contar com equipamento para ressuscitação e antagonista narcótico à disposição.
Aguarde...
Aguarde...
Recalculando valores!